CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS, AGENDE UMA VISITA!
www.dueincucina.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 22 de junho de 2010

moules et frites

Adoro frutos do mar. As vezes não gosto muito do preço, mas sempre que posso e encontro produtos frescos por aqui, procuro comprar. Quando estive em Santiago do Chile, devo ter ficado com cara de besta olhando a variedade de frutos do mar que eles têm por lá. Corredores e mais corredores,tudo muito fresco, fresco mesmo, até vivo em boa parte dos casos.

Londrina não é um mercado abastecido de frutos do mar, os carregamentos chegam uma ou duas vezes por semana, de Itajaí e de Santos, mas sabendo o dia em que chegam conseguimos coisas boas. E o que quase sempre está com uma qualidade boa são os mexilhões.

É com mexilhões que é feita uma das receitas que mais gosto, Moules et Frites. Ainda não encontrei uma informação que me desse certeza de não estar falando bobagem, mas o que sei é que tem origem belga, e também é muito apreciada na França, servida como comida de Bistrô. Quanto ao molho, varia. As vezes leva cerveja, outras vinho branco, as vezes creme, as vezes sem creme. Mas sempre, como o próprio nome diz, leva mexilhões e batatas fritas.

200 g de mexilhões
250 ml de cerveja weiss
65 ml de creme de leite fresco
1 cebola pequena
1 talo de salsão
1 dente de alho, em lâminas
manteiga
salsinha
sal
pimenta do reino
sementes de erva doce
200 g batatas palito
óleo para fritura

Moules et Frites é um prato delicado, relativamente simples de ser feito, mas que merece muito cuidado na preparação. Um pouco mais de sal, um pouco mais de pimenta e... Nesta receita usaremos batatas palito dessas congeladas mesmo, na falta de uma batata melhor pra fritura.

Corte a cebola em cubinhos regulares. Com um descascador retire a parte fibrosa do talo de salsão. Corte em lâminas finas, na diagonal. Corte a salsinha bem fininho, até virar quase um pó. Leve o óleo de fritura para aquecer.

Tempere os mexilhões com pouco sal e pimenta do reino. Aqueça uma panela. Coloque um pouco de manteiga na panela, e refoque a cebola em fogo baixo, até ela ficar macia. Junte o alho em lâmina, refogando com cuidado. É quase que cozinhar o alho, ele deve dar um traço adocicado e não amargo. Aumente o fogo e refogue os mexilhões junto. Uma vez refogados, junte o salsão e a cerveja de trigo. Deixe evaporar o álcool e junte o creme de leite. Deixe o molho encorpar.

Com o auxílio de um almofariz ou a lateral de uma faca, faça um pó com as sementes de erva doce. Essa parte merece atenção. É uma pitada de nada, pouca coisa mesmo, que vai dar uma realçada no sabor do mexilhão e do próprio salsão. Um pouco a mais e estraga tudo, fica enjoativo. Na dúvida não use, deixe para a próxima vez.

Frite as batatas. Enxugue em uma forma com papel e salgue. Passe os mexilhões para uma panela de servir, salpique com a salsinha. Disponha as batatas em uma travessa de servir também e leve à mesa acompanhado de uma bela cerveja weiss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe também seu cometário!