CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS, AGENDE UMA VISITA!
www.dueincucina.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Feijuca de Sábado

Sábado como todos sabem e dia de feijoada. Dia de se reunir com os amigos, fazer aquela caipirinha, sentar e jogar conversa fora, passar uma tarde tranquila depois de uma semana de labuta pesada! Uma boa roda de samba, ou um sambinha bem gostoso tocando no seu stereo.

Mas pra quem ta na cozinha a vida é um pouco diferente! Enquanto todo mundo se diverte existe uma equipe empenhada preparando essa delícia. No Senac, onde tinha feijoada todos os sábados, a preparação começava já na quinta-feira, com a dessalga das carnes.

Eramos uma equipe de quatro pessoas e atendiamos mais de 300 pessoas por sábado. No final de tudo tinhamos que limpar toda cozinha, e se tinha um pratinho que sujava a cozinha era essa feijoada. A parte boa? Hoje faço de olho fechado!

Existem muitas formas de preparar a feijoada, cada um tem um jeito. Aqui em casa mesmo, só rola feijoada light, sem nada de orelha e de pé de porco porque meu velho acha que é atleta e que comer essas coisas faz mal a saúde. Mas a receita que vou colocar aqui é de uma feijoada completa, uma das mais gostosas que já comi. É a da tradicional feijoada do Senac. Bom, mãos a obra porque esse prato exige um pouco de empenho e se ficar ai parado não vai sair nada!

200 gr de orelha suina
150 gr de língua bovina
350 gr de pé suino salgado
300 gr de rabo suino salgado
150 gr de couro suino
250 gr de paio
250 gr de calabresa
200 gr de lombo suino defumado
400 gr de costela suina defumada
250 gr de charque bovino
1kg de feijão preto
200 ml de óleo de soja
50 gr de alho
500 gr de cebola
2 folhas de louro
100 gr de farinha de trigo
50 gr de laranja
2 gr de cravo da índia
12,5 litros de água

Preparo:

Lavar as carnes salgadas em água corrente. Numa bacia colocar as carnes lavadas, cobrir com água e colocar na geladeira. Trocar a água das bacias com sa carnes de 3 em 3 horas, até sair o excesso de sal.

Numa panela colocar a língua, 2l de água e levar ao fogo até ficar macia. Tire a língua ainda quente, retire a pele externa e corte em pedaços pequenos.

Retire a pele do paio e da calabresa. Escolha o feijão, lave e reserve.
Descasque o alho, a cebola. Pique o alho e corte a cebola em cubinhos pequenos.
Lave as laranjas e espete os cravos nelas.

Numa panela coloque todas as carnes, o feijão, as laranjas e leve ao fogo, menos paio e a calabresa que cozinham mais rápido. Retire as laranjas após a 1º fervura e vá retirando as carnes na medida em que vão ficando cozidas.

Numa frigideira colocar o óleo e a cebola pra refogar. Na mesma panela colocar o alho, o louro e refogue também. Quando tudo estiver refogado colocaque a farinha e refogue um pouco.

Quando todas as carnes tiverem sido retiradas da panela, acrescente o tempero refogado e cozinhahe por mais 30 minutos e coloque o paio e a calabresa.
Cortar as carnes cozidas e servir com o feijão.

Para acompanhar a feijuca:

Arroz branco, couve refogada, torresmo, farofa, laranja, banana empanada no amendoin, linguica caseira, vinagrete, abóbora assada, abacaxi grelhado, mandioca cozida, farinha de mandioca, caldinho de feijão com cachaça...

2 comentários:

  1. Lê, e a receita da feijoada light?? Coloca aí pra gente....beijo

    ResponderExcluir
  2. Gaucha, esse negócio de feijoada light é querer se enganar.. Quantas vezes por ano você come uma feijoada? Então se dê o prazer de comer aquela feijuquinha com tudo que ela tem a oferecer de bom, inclusive branquinha pra abrir o apetite, caipirinha pra aumentar o apetite, e e rede para depois do apetite!! (Mas se você quiser mesmo mesmo a receita de feijoada light, peço pro Rafael te passar!) Beijos

    ResponderExcluir

deixe também seu cometário!