CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS, AGENDE UMA VISITA!
www.dueincucina.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

salmão gravad lax, pt 2

Gravad Lax em Sueco quer dizer literalmente salmão enterrado. Era costume dos pescadores escandinavos salgarem e depois enterrarem o salmão nas areias geladas da praia, acima da linha da maré alta, o que resultava em um peixe fermentado. Hoje em dia o processo mudou um pouco, o peixe não é mais fermentado, mas sim curado em uma mistura condimentada de sal e açúcar por alguns dias, resultando em uma combinação agridoce muito saborosa, e hoje conhecida e vendida no mundo todo.

1 Filé de Salmão, com pele, de 1 kg

6 colheres de sopa de sal grosso
6 colheres de sopa de açúcar cristal
2 colheres de sopa de endro-dill picado
raspa da casca de 2 limões sicilianos
pimenta do reino moída grosseiramente

Prepare a mistura de sal, açúcar, endro, pimenta do reino, e casca de limão siciliano. Disponha um pano de cozinha limpo em uma travessa rasa. Coloque uma camada da mistura, espalhando-a uniformemente. Disponha o salmão, com a pele para baixo, sobre a mistura, e por cima coloque outra camada da mistura, pressionando contra o peixe. Feche com o pano, embrulhando o peixe. Coloque um peso por cima, e leve à geladeira por 48 horas, virando a cada 12 horas.

Desembrulhe o salmão e retire o excesso da cura. Corte em fatias bem finas com a faca deitada, na diagonal. Sirva com pão sueco, com torradas de pão integral, com salada de endíveas ou da maneira que preferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe também seu cometário!