Nem todos os viajantes se interessam em conhecer de verdade a cultura local, para alguns basta algumas fotos em determinados pontos da cidade, para mostrar aos amigos, quando quando da volta para casa. Para mim, no entanto, para conhecer de verdade um lugar, deve-se conhecer a comida, a música e as pessoas que vivem nele. Era disso que eu estava atrás em minha passagem pela Argentina em dezembro passado, e o gosto do McDonalds argentino, não era exatamente o que eu queria saber.
Se fosse fazer uma viagem dessas outra vez, recalcularia o número mínimo de dias que se deve ficar em uma cidade. Seriam 6. 2 a 3 para se ambientar e fazer tudo o que está destinado aos turístas, e o restante para ir ao que realmente interessa. Esse é o tempo para se conseguir boa informação. E foi o que eu consegui ao avistar em uma livraria, um guia chamado "Bodegones de Buenos Aires" de Pietro Sorba.

Os Bodegones são uma instituição porteña, e de certa forma um segredo também. É um misto de armazém, com bar e restaurante, mas não é só isso, tem uma espécie de atmosfera própria (a maioria dos Bodegones tem anos de história), porções generosas e um preço bem acessível. Mais que isso? Uma gastronomia que se pode dizer própria, porteña. No entanto, muitos dos porteños mais jovens não conhecem exatamente o que é um bodegon. Grande parte deles já desapareceu, uma vez que seus proprietários morreram e seus filhos não quiseram continuar o negócio, mas são parte importante da história de Buenos Aires.
Munido de meu guia peguei um metrô até a estação Federico Lacrosse, em frente ao Cementerio de la Chacarita, e entrei no Albamonte. A turma de velhinhos deve ter achado estranha a minha chegada, afinal o lugar não era de todo frequentado por jovens, e muito menos jovens brasileiros. Apesar de já saber o que eu queria dei uma olhada rápida no cardápio. Por fim pedi minhas trilhas, junto com espinafres na manteiga, e uma taça de sauvignon blanc. Dei uma respirada e comecei a comer, satisfeeeito!
PS: este é o 100 post deste blog, obrigado aos leitores que gostam de passar por aqui de vez em quando! Deixem seus comentários e ajudem a deixar este espaço também a sua cara!
Due in Cucina
Concordo completamente.
ResponderExcluirFiquei 3 meses em Londres, conheci bastante, amei!
Fiquei 3 dias em Paris, a maior besteira! Paris é lugar para se ficar no mínimo 10. Ideal seriam bem uns 15 dias...