CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS, AGENDE UMA VISITA!
www.dueincucina.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Truta Recheada com Cogumelos Frescos

Dá um certo trabalho, mas não é coisa do outro mundo, então mãos à obra!

Ingredientes:

1 Truta Salmonada com aproximadamente 800g
100g de Cogumelo Shimeji
100g de Cogumelo Shitake
2 cebolas pequenas
1 bandeja pequena de tomate cereja
Farinha de Rosca
Salsinha
Cebolinha
1 Limão Siciliano
Manteiga
Azeite de Oliva Extravirgem
Sal
Alguns Grãos de Pimenta Rosa
Barbante
Agulha de Costura Grossa e com Ponta

Depois de limpa e sem as vísceras, comece por tirar a espinha da truta pela barriga. Para isso você vai precisar de uma faca de filetar afiada e um pouco de cuidado. Trabalhe com a ponta da faca, cortando entre a espinha e a carne do peixe, raspando a ponta contra a espinha até chegar no limite do lombo. Inverta o lado e faça o mesmo. Com o auxílio de uma tesoura de cozinha corte as extremidades da espinha, próximo ao rabo e próximo à cabeça. Retire-a.

Corte os talos mais fibrosos do shimeji e descarte. Divida em pedaços menores com a mão mesmo. Tire os talos do shitake. Corte-os ao meio. Aqueça uma frigideira e coloque um pouco de manteiga. Quando estiver espumando e quase quase escurecendo doure os cogumelos. Retire da frigideira. Corte uma cebola em pedaços pequenos e regulares e refogue com um pouco de manteiga. Junte aos cogumelos. Tempere com sal, pimenta do reino, um pouco de pimenta rosa moída, raspas de limão siciliano e salsinha picada grosseiramente. Junte a essa mistura um pouco de farinha de rosca, coisa pouca, uma ou duas colheres de sopa.

Recheie a truta com os cogumelos. Passe o barbante na agulha e costure a barriga da truta a partir do rabo em direção a cabeça, isso basta para segurar o recheio e mantê-lo umido.

Leve a truta ao forno de médio para alto em uma assadeira com um pouco de azeite, para não grudar. Lembre-se, peixe cozinha rápido, então se quiser a pele seca e o peixe úmido, forno quente e 20 a 25 minutos devem bastar.
Enquanto isso corte a outra cebola em julienne finíssima, quase transparente, e corte os tomates cereja ao meio. Em fogo baixo refoque as cebolas em um pouco de azeite até ficarem macias, mas sem dourar. Aumente o fogo e salteie os tomates cereja, tempere com sal e pimenta do reino. Retire o peixe do forno, passe para uma travessa de servir e retire o barbante. Despeje os tomates sobre o peixe, um fio de azeite de olíva e está pronto! Acompanhada de um belo Chardonnay ou uma Hoegaarden...

2 comentários:

deixe também seu cometário!