CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS, AGENDE UMA VISITA!
www.dueincucina.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 21 de maio de 2010

spaghetti al'aglio ed olio

No final do ano passado, fiz uma viagem, mochila nas costas, por alguns países vizinhos, Uruguay, Argentina e Chile. No final desse mochilão, fui parar em Valparaíso, cidade interessante, cheia de colinas e casas coloridas, e cujo porto já foi o mais importante da América do Sul, durante a época da conquista do oeste americano. Chegando a Valparaíso comprei uma excursão pra conhecer a cidade, uma vez que era tudo bem espalhado. Nessa excursão acabei virando amigo de um senhor italiano, sr. Umberto Mercuri, simpático aposentado calabrês que arranhava um espanhol.

Acabamos é claro, falando de comida. Aproveitei a deixa para perguntar qual era o prato tipicamente calabrês. Ele me falou sobre alguns pratos de sua região, mas um em especial que ele sabia preparar muito bem. Spaghetti al'aglio ed olio. Na hora eu fiquei um pouco descepcionado, afinal eu já sabia o que era um alho e óleo, mas dei corda ao Umberto para me contar como ele fazia o alho e óleo dele. Ele então abriu um sorriso, e me passou esta receita:

"Primeiro corto o alho em lâminas finas. Pego então um bom pão e corto em pedaços bem pequenos e levo ao forno pra secar um pouco e ficar crocante. Ponho a massa pra cozinhar, não pode esquecer de colocar o sal na água! Douro então o alho em azeite, mas sem ficar muito escuro, se não fica amargo. Escorro a massa al dente, e junto ao alho e óleo com um pouco da água da massa, come un vero italiano. Um pouco de salsinha picada, peperoncino, as migalhas de pão, mais um pouco de um bom azeite de oliva e pronto. Ah, não pode esquecer, por cima, do meu alho e olho, ponho uma sardinha grelhada".

Alho e óleo é um prato comum, todo mundo prepara um alho e óleo de uma maneira ou de outra. Mas ver um calabrês falando de um alho e óleo com brilho no olho e tamanha paixão fez com que eu repetisse a receita dele quando voltei pra casa. E ficou boa! Aqui em casa não posso mais fazer um alho e óleo se não tiver a sardinha.

Um comentário:

  1. Meus amigos estão fazendo um trabalho grandioso, trazendo a alta gastronomia ao interior do paraná . parabens

    ResponderExcluir

deixe também seu cometário!