CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS, AGENDE UMA VISITA!
www.dueincucina.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Risotto de Camarões com Laranja

Algo que povoa meu imaginário, e que sei que povoa o do Rafa também, na hora de fazer um risotto, é a lembrança do nosso chef dos Tempos de Terra Madre, o Ivan com seu sotaque carioca arrastado, apesar de ter vindo de de uma cidade do interior de Pernambuco: "põe maish manteiga nesse risotto pra ficar bem gosshtoso!". O fato é que colocando a colheradinha a mais de manteiga ou não, risotto é um prato delicioso, se preparado com cuidado e usando ingredientes bons. Risotto é e deve ser simples!

Ingredientes:


200g de arroz Carnaroli ou Arbóreo
1 Cebola pequena
1 Copo de Vinho Branco Seco
Caldo de Peixe, aquecido
80g de Manteiga
50g de Parmesão Ralado
80g de Camarão Pequeno
1 Laranja, Descascada e Cortada em Gomos
Ciboulette Finamente Picada

Preparo:

Depois de picar a cebola até quase desistir, aqueça uma panela em fogo baixo e derreta uma parte da manteiga. Refogue a cebola na manteiga até ficar macia e adocicada, mas sem ganhar cor. Nessa hora adicione o arroz na panela e refogue por uns dois ou três minutos. A parte de fora do grão ficará quase transparente e o interior branco. Nessa hora aumente o fogo e adicione o vinho branco. Você deverá ouvir tschiiii, ou algo parecido. Há controvérsia se esse tschiiii é mesmo indispensável ou não, mas é um daqueles momentos gostosos na cozinha em que você já espera algo e sabe que vai acontecer. Então antes que o Hervè This dismistifique todos os pequenos segredos da cozinha, deixe a panela chiar ou não a gosto, o importante mesmo é evaporar o àlcool para não amargar!

Voltando: uma vez a primeira conchada de vinho tendo evaporado, comece a adicionar o caldo de peixe até cobrir o arroz, e mexendo sempre adicione mais caldo sempre que puder ver o fundo da panela.

Tanto o arbório quanto o carnaroli são arroz do tipo superfino, soltam bastante amido e cozinham em aproximadamente 15-18 minutos. Portanto repetindo o processo de adicionar caldo, mexer e secar, quando faltarem uns três minutos para o final do cozimento adicione os camarões ao risotto, mexendo sempre. Quando o arroz estiver al dente, desligue o fogo, adicione os gomos de laranja, e o parmesão ralado e mexa bem com a colher de pau. Adicione então o restante da manteiga cortada em cubinhos e bata vigorosamente até o risotto ficar cremoso. Acerte o sal, adicione a ciboullette picada e mais caldo se precisar. Está pronto! Um ótimo primeiro prato!

Para aprender a fazer o caldo de peixe, acompanhe a próxima postagem!

3 comentários:

  1. boa receita pro dia das mães heim.... vou ver se me arrisco! depois te conto.

    ResponderExcluir
  2. hmmmm que delíciaaaa

    mas hmmm, esses dias atrás eu coloquei aquela colherada a mais de manteiga e não gostei... achei que ficou pesado.

    ResponderExcluir
  3. Pois é! E no mais, ristotto começado do zero, sem precozinhar arroz não precisa daquela colherada a mais de manteiga!

    ResponderExcluir

deixe também seu cometário!