CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS, AGENDE UMA VISITA!
www.dueincucina.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 4 de setembro de 2010

doce de laranja

Esses dias atrás recebi de presente um saco de laranjas azedas pra doce. Como também precisava do doce de laranja para testar uma outra receita, comecei a vasculhar os livros aqui de casa em busca de uma receita que me parecesse confiável.

Não é de se desconfiar que nenhuma dizia a mesma coisa. Algumas diziam para deixar as cascas de molho por nada menos que 8 dias para perder o amargor.

Outra milagrosamente citava três banhos em água fervente e água fria, seguidos de cozimento em calda.

Outra ainda dizia para deixar as cascas de molho em salmoura de um dia para o outro, depois imersões em água fervente e fria seguidas, e depois cozinhar em calda.

No fim por mais livros de culinária, quase toda receita nova passa por um processo de tentativa e erro e adaptação. E é nessas sinto mais falta de não ter podido passar mais tempo com minhas avós, e aprender pouco a pouco todas as suas malandragens, coisas que elas faziam de olhos fechados e ainda achavam bobagens!

2 comentários:

  1. Hauhauhauahuha

    Verdade né?! Avós fazem e faziam cada coisa. Lembro das pamonhas, cural, ambrosia, coalhada que minha avó fazia. Eu e meu pai roubávamos milho, enchíamos o carro e levávamos para ela. Bons tempos aqueles!!!

    ResponderExcluir
  2. esses dias achei e encomendei da saraiva um livro "dicionário do doceiro brasileiro", 900 receitas de outros tempos. É um resgate histórico, to esperando chegar!

    ResponderExcluir

deixe também seu cometário!