CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS, AGENDE UMA VISITA!
www.dueincucina.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Receitas Históricas

Até algum tempo atrás, não entendia o que minha mãe fazia para que seu doce de figo verde ficasse tão bom. Sei que ela cozinhava o figo em uma calda escura, mas sempre fazendo outras coisas ao mesmo tempo, cozinhava, desligava, deixava pra depois, cozinhava mais. Isso tudo sem um controle muito rigoroso do processo, as vezes tomava alguns dias. Alguns ficavam melhores que os outros, mas sempre bons. Foi então que me deparei com essa receita de compota, antiga, bem antiga, no mínimo curiosa:

Conserva de Ananás

Escolham alguns ananases bonitos e perfeitos, que já estejam maduros, e partam-nos em pedaços, deitando-os imediatamente numa vasilha com água fria. Num tacho ao fogo tenham uma calda bem rala, na qual se arrumam os pedaços de ananás bem apertados, de maneira a ficarem cobertos pela calda. Cubram tudo com um pano ou tampa qualquer, e deixem cozer. Se a calda minguar, acabem de encher o tacho com outra fervendo, e se ficar escura, passem o ananás para outra calda, também fervente. Depois de cozido, tirem o ananás da calda, colocando-o num recipiente de água fria. Repitam essa operação durante quatro dias, três vezes ao dia, isto é, de manhã, de tarde e à noite. No fim desses quatro dias arrumem os pedaços de ananás num tacho, encham-no com água fervendo, cubram-no com um pano e deixem o ananás de infusão. Façam outra calda rala, e depois de escorrer o ananás de sua água, deitem-no naquela calda, que deverá estar fervendo. Por quinze dias ande o ananás nessa calda, que deverá levar uma fervura cada dia, e cada vez mais forte. No fim desse tempo a compota estará pronta."

(Receita emprestada do livro Delícias do Descobriento, de Sheila Moura Hue, 2009, adaptada de receita original do Livro de Cozinha da Infanta d. Maria, século XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe também seu cometário!