CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS, AGENDE UMA VISITA!
www.dueincucina.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ceviche

Lembram da Hoegaarden? Estava esperando essa receita aqui. Ceviche, o clássico prato peruano, é basicamente um prato feito de peixe cru de carne branca e uma marinada cítrica e condimentada.

O ideal seria um peixe marinho, de carne firme e branca, como um namorado, por exemplo. Mas vamos ser atrevidos e usar a tilápia para ilustrar. E temos motivos para isso. A tilápia é um peixe bom, se adaptou bem ao Brasil, é produzida aqui, embora seja de origem africana. Por aqui é barata, mas não é assim em todo lugar. Encontramos ela fresca, e peixe fresco é outro padrão. E no mais, experiência própria, muita gente adora filé St. Peter, mas não gosta de tilápia. Muita gente não sabe que se trata do mesmo peixe. Tirando esses detalhes vamos lá:

4 filés de tilápia limpos
1 cebola roxa pequena
1 pedaço de gengibre fresco
1 limão cravo/caipira/rosa ou siciliano
1 pimenta dedo de moça
15 grãos de coentro
coentro em folhas
azeite de oliva extra virgem
sal

Comecemos pela tilápia! Verifique se sobrou algum espinho perto da cabeça, se ainda tiver pedaços da espinha, corte fora com uma faca de filetar. Passe o dedo pelo peixe e verifique outros espinhos que possam ter sobrado e retire com uma pinça de peixe. Com a faca, limpe os veios esbranquiçados na região da barriga, e se houver pedaços mais escuros corte fora também. Corte os filés no sentido do comprimento. Deite a faca, e corte em fatias médias, do rabo para a cabeça.

Para a marinada, rale o gengibre, aperte o bagaço com a mão e guarde só o sumo. É só um pouco que você precisa, um traço de gengibre, não mais que isso. Esprema o limão também sobre a peneira. Acerte o sal, não precisa de muito, é um prato é delicado.

Coloque os grãos de coentro em uma frigideira e leve ao fogo, mexendo sempre. Deixe aquecer e secar um pouco. Isso libera um pouco dos óleos essenciais, aromáticos. Retire, e deixe esfriar. Soque em um almofariz ou pilão até obter um pó.
Corte a cebola roxa ao meio, no sentido do comprimento, e depois em fatias fininhas. Corte também a pimenta no sentido do comprimento, retire as sementes e a placenta, e corte em fatias finas.

Tempere o peixe com o coentro em pó, a marinada, a cebola roxa e a pimenta dedo de moça. Leve a geladeira para descansar por uma meia hora. Na hora de servir, salpique com algumas folhas de coentro picado grosseiro, e azeite de oliva extravirgem.

Observação. Pouca gente cai de amores pelo coentro da primeira vez que o come. Não é hábito aqui no sul, mas é muito usado no Nordeste e Norte. Jamie Oliver, o chef inglês, é fã incondicional. Se usado em grande quantidade ele se sobrepõe, mas se usado na medida... Já a semente de coentro, tem sabor completamente diferente da folha. É aromática, refrescante, e... é usada na Hoegaarden!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe também seu cometário!